Benefícios do esporte na infância

por | maio 7, 2019

O desenvolvimento de uma pessoa pode ser amplamente beneficiado pela prática de esportes na infância. Logo nos primeiros meses de vida a criança deve ser estimulada à atividade física, conforme o grau de desenvolvimento. Estar em um espaço que permita observar o ambiente, brincar, se apoiar, engatinhar, andar e mais tarde praticar algum tipo de esporte mais direcionado.

 

A atividade física não tem contraindicações, porém é sempre importante que os pais conversem com um pediatra de confiança que conheça a criança, para saber quais as melhores práticas e estímulos para ela.

 

Mas, que tipo de esporte meu filho pode praticar?

 

Para cada fase existe a indicação de uma categoria de esporte e aqui a dica é elaborar uma lista com as opções viáveis e procurar uma escola com boas referências.

 

1 a 6 anos  – aqui a natação é super indicada, ela ajuda a trabalhar o sistema respiratório, melhorar o desenvolvimento motor, equilíbrio e a postura. Também é possível iniciar atividades como andar de bicicleta ou triciclos. Nesta fase independente da escolha, é interessante para a criança que o esporte escolhido envolva brincadeiras e inclua componentes criativos e lúdicos.

 

6 a 12 anos –  nesta fase os esportes podem ser vôlei, futebol e basquete que trabalham o aspecto psicológico e de equipe. Judô e Karatê que exercitam a disciplina e a concentração. As escolhas nesta fase podem envolver mais técnicas e regras, levando sempre em consideração as aptidões da criança.

 

A prática de esporte na infância é bem recomendada, porém os pais devem estar conscientes quanto a não dar tanto valor para a competição. A criança irá entender com o tempo e naturalmente que haverá um ganhador, mas devem valorizar o esporte primeiramente como uma atividade recreativa e saudável.

 

Benefícios para uma vida toda

 

Os benefícios da prática esportiva são muitos e vão desde a saúde física, desenvolvimento da coordenação motora e equilíbrio, até os campos emocionais. Médicos e psicólogos afirmam que a prática esportiva deve fazer parte da educação integral da criança e traz muito mais qualidade de vida para ela no futuro e para toda família.

 

A prática esportiva pode ser levada para a vida adulta e estamos falando aqui de uma herança muito valiosa que os pais podem deixar aos seus filhos, quando estimulam o esporte na infância. Vamos conhecer alguns benefícios:

 

  • Favorecimento da saúde física.
  • Prevenção de doenças cardíacas, diabetes, câncer e obesidade.
  • Estimula o desenvolvimento dos músculos e ossos.
  • Conexão e convívio com outras pessoas.
  • Adaptação às regras sociais do mundo fora de casa.
  • Superação da timidez.
  • Fortalecimento da autoestima.
  • Afasta as crianças da vida sedentária.
  • Estimula a criatividade, a resolução de problemas e a tomada de decisões.
  • Ensina a criança a assumir responsabilidades e a honrar compromissos.

 

Para manter a criança totalmente envolvida na atividade, os pais precisam ser e estar ativos. É importante entender sobre o esporte escolhido, apoiar emocionalmente, participar dos treinos e gincanas, conhecer bem o treinador/professor e local e conversar com a criança sobre o que ele aprendeu e conquistou a cada aula.

 

É fundamental se certificar de que o lugar em que a criança vai realizar atividades esportivas ofereça as melhores condições de segurança. A segurança envolve tanto o lugar físico quanto as pessoas responsáveis pela atividade.

 

IMPORTANTE:  converse com o pediatra do seu filho para saber se ele está apto a praticar a atividade física escolhida.

 

Agora é a sua vez!

Conta pra gente nos comentários como é a rotina na sua casa e se o esporte faz parte do dia a dia da família.

 

 

Gostou do tema deste post e gostaria de saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco!

 

Entre em contato!

15 + 13 =

 

Nosso principal objetivo e auxiliar os pais a descobrir e incentivar o talento de seus filhos. E também ajudá-los a entender como funciona o mercado de produções artísticas!