Saiba como ajudar seu filho a amar a leitura.

por | maio 21, 2019

Chegou a hora da historinha: aprenda como incentivar seu filho a gostar dos livros desde cedo.

A leitura é uma das matérias mais importantes da escola. Ler bem é fundamental para compreender o que está escrito e dominar assim outros aprendizados, e estamos falando aqui de matemática também.

Várias pesquisas apontam que crianças que lêem mais, lêem melhor e isso reflete diretamente no seu desempenho escolar. Mas, para adquirir gosto pela leitura a criança precisa ser estimulada desde muito cedo e é tarefa dos pais despertar esse interesse.

Ao ler em voz alta para seu filho, você apresenta um universo de informações muito valiosas e passa também a ajudá-lo a entender as etapas de compreensão da linguagem: ouvir, falar e então escrever.

A contação de histórias pode começar bem cedo e pelos livros mais ilustrativos, lúdicos, pelas interpretações mais chamativas e de forma diária. Pode ser em um horário fixo, pois crianças adoram rotina ou pode fazer parte de um momento do dia, como na hora do lanche, do banho, de uma viagem de carro, etc.

Logo você perceberá que eles vão pedir por novas histórias, pelas historinhas preferidas e melhor ainda, passarão a repetir essas histórias, criando novos personagens e utilizando a criatividade para isso. Tudo parecerá uma grande brincadeira divertida que esconde por trás um tesouro valioso e essencial para seu desenvolvimento intelectual.

 

Dicas para incentivar a leitura em casa

  1. O estímulo a leitura pode começar super cedo em sua casa. Muitas grávidas relatam a experiência de ler e contar histórias para seus bebês ainda na barriga. Neste caso os próprios pais criam o hábito dentro do ambiente familiar ao compartilhar esse momento de leitura com os filhos.
  2. Ter um bom acervo disponível de livros também ajuda muito. Hoje em dia existem vários tipos de livros infantis super legais e acessíveis, além de algumas plataformas como o Leiturinha que incentiva a leitura e construção de um acervo pessoal de livros. Também é possível comprar livros ótimos em sebos, por um preço muito mais acessível ou praticar a troca com conhecidos que têm filhos com idades diferente dos seus.
  3. Ao ler em voz alta, comece a descrever as ilustrações. Vamos supor que a história seja sobre animais da selva. Você pode neste caso descrever as características de cada animal ou elemento e auxiliar seu filho a aumentar o vocabulário e capacidade oral.
  4. Respeite as perguntas em meio a leitura, elas podem ter a intenção de postergar o sono, mas devem ser respondidas com paciência e atenção.
  5. Livros infantis são a porta de entrada para o universo literário. Leia, mas também permita que a criança manuseie seus livros por conta própria.

 

Gostou das dicas? Deixe aqui nos comentários como você pratica a leitura com seu filho em casa, iremos amar conhecer sua experiência. 🙂

 

Fonte de referência: Como educar seus filhos.

 

 

Gostou do tema deste post e gostaria de saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco!

 

Entre em contato!

3 + 1 =

 

Nosso principal objetivo e auxiliar os pais a descobrir e incentivar o talento de seus filhos. E também ajudá-los a entender como funciona o mercado de produções artísticas!